BENEFÍCIOS DO AIRSOFT – ELES EXISTEM?

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BENEFÍCIOS DO AIRSOFT – ELES EXISTEM?

Hop!

Vira e mexe nos deparamos com imagens que enaltecem os benefícios da prática do Airsoft. Quem nunca se deparou, nas redes sociais, com imagens como estas:

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E então, será mesmo que a prática regular do Airsoft traz tantos benefícios assim aos seus adeptos? É o que tentaremos descobrir; mas antes, vamos traçar o perfil de como se pratica o AS em nosso país.

Obviamente diferenças ocorrerão, mas vamos nos ater no que acontece na grande maioria das vezes, senão vejamos:

* Jogos (ou treinos) uma ou – no máximo –  duas vezes por semana.
* Duração de 2 a 6 horas.
* Jogador traz consigo considerável carga de equipamentos.
* Jogos terminam em confraternização (comida + bebida)

Obs.: Percebam que foram elencados fatores globais, não levando em conta demais especificidades e particularidades que poderão ocorrer, tais como equipes que praticam de 3x (ou mais) por semana, ou jogos que não terminem com comida + bebida (por vezes, alcoólicas), dentre outros.

Com esses dados, vamos analisar os “benefícios alardeados” nas imagens que trouxemos no início deste texto:

a) Fortalece seus ossos e músculos: A priori, essa afirmativa não procede, principalmente se levarmos em conta a prática de 1 vez por semana (geralmente, aos domingos) apenas. Uma vez por semana, ainda que dure algumas horas, não irá promover significativa modificação osteo-muscular ao jogador. É muito pouco, e o pior: partindo do pré suposto que o mesmo seja sedentário, iniciará a segunda feira com dores musculares por todo corpo.

b) Melhora seu raciocínio lógico: Outra afirmativa que pode ser relativizada. Devemos convir que a dinâmica dos jogos realmente nos permitem decisões rápidas e avaliações de cenários complexos (com muitas informações e atores – jogadores – ao mesmo tempo), mas creditar apenas a prática dominical a “melhora do raciocínio lógico” talvez seja um pouco exagerada.

c) Aprimora seu reflexo: Idem ao item B.

d) Farás muitos amigos: Aqui temos uma verdade. O AS irá proporcionar a possibilidade de você se relacionar e, sim, fazer amigos (lógico que irá depender de cada um).

e) Melhora sua saúde: Já vimos que uma vez por semana é muito pouco para proporcionar alterações metabólicas/ fisiológicas significativas para melhora na saúde.

f) Combate a Obesidade: Idem ao item E

g) Reduz risco de ataque cardíaco: AO CONTRÁRIO! Partindo do “worst case scenario” (praticante com sobrepeso, sedentário, fumante e que está a anos sem realizar um bom checkup) a prática do AS uma vez por semana acaba por aumentar SIGNIFICATIVAMENTE o risco de mal súbito!
É claro que todos (mesmo os que se cuidam) não estão livres de uma fatalidade, todavia, a probabilidade é maior para os que praticam atividade apenas 1x por semana e colecionam fatores de risco!

e) Diverte-se muito: Aqui é fato consumado, afinal, se o praticante não se diverte, certamente estaria utilizando seu tempo para ficar com a família, ficar em casa ou com demais amigos. Esse é ponto  pacífico.

Bem…e ai pessoal, decepcionados? Creio que muitos que nos leem nesse momento ficaram meio putos, levantando argumentos para rebater o que foi posto acima, acertei?

CALMA! Antes de virem em “rage mode”, vamos expor aqui o que este espaço sempre defendeu, que é a busca pela filosofia da atividade AS, incorporando-a em nosso dia à dia, não apenas 1x por semana!

Como podemos melhorar a prática do AS, mesmo estando fora dos “campos de batalha”? É muito simples! Basta fomentar a filosofia do mesmo em seu cotidiano, tecla essa que sempre batemos em nossos textos; seja aqui no site, Facebook ou Instagram!

Por mais piegas que possa parecer (e sabido, pois o que posto aqui não é novidade pra ninguém), é de suma importância a adoção de alguns hábitos para que sua prática (e sua vida, porque não?) sejam beneficiadas com nosso esporte!

  1. Antes de tudo, procure um médico e realize checkups!
  2. Largue o tabagismo e o consumo excessivo de álcool
  3. Inclua exercícios físicos na sua semana
  4. Atente-se a sua alimentação
  5. Procure ter uma relação saudável e amistosa com os demais.

“Caramba, quantas *dicas inéditas*, o Tactical Room redescobriu a pólvora”…

Não, não redescobrimos nada, tampouco trouxemos dicas que já não eram sabidas (reinventar a roda? sem necessidade!), mas devemos salientar que não há mudança sem esforço!
De nada adiantar saber, sem por em prática!

Não há quebra de paradigma sem “choque”, muito menos resultados diferentes sem que se saia da zona de conforto. Logo, se você for inteligente o suficiente, saberá que o AS poderá ser *AQUELA FERRAMENTA* que você tanto queria para auxiliar a modificar (pra melhor) a sua vida.

Tente, pois por mais que o início seja difícil (sair da inércia sempre é complicado), os resultados a médio e longo prazo aparecerão!

Boa sorte e contem conosco!

TACTICAL ROOM
Dinamismo I Integridade I Mentalidade

By | 2016-05-27T01:29:50+00:00 maio 27th, 2016|2 Comments

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2 Comments

  1. LEONARDO MACEDO NUNES 12 de novembro de 2018 at 10:56 - Reply

    Show, acho que e bem colocado e importante lembrar que para todo esforço e necessário um condicionamento, para o motor não bater hehehe!

  2. Luiz Fernando Santos 14 de junho de 2016 at 17:38 - Reply

    Boa aranha!
    Ao ouvir o podcast percebi pelo linguajar, e acho até que você citou uma vez, que tens por formação a educação física. E desde que entrei no curso, atualmente estou no 4º ano, os professores batem na tecla das falácias ditas e que devemos sempre trazer a ciência para o cotidiano. Sempre que via essas imagens me dava um mini infarto, pois o que você cita no texto está perfeito. Pretendo ainda este ano fazer um levantamento dos praticantes aqui da região da baixada santista, fomentando a pesquisa nessa área, onde só possui papers sobre lesões oculares.
    Continue com esse grande trabalho!
    Abraço!

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