TIPOS DE RECARGA – TÁTICA (TACTICAL RELOAD)

//TIPOS DE RECARGA – TÁTICA (TACTICAL RELOAD)

TIPOS DE RECARGA – TÁTICA (TACTICAL RELOAD)

Hop!

Meus amigos, de ante mão peço desculpas pela demora deste post, mas – acreditem – não foi por preguiça ou “vagabundagem”, mas sim por problemas alheios à nossa vontade (infelizmente acontecem).

Lembrando que este post está diretamente relacionado a outros dois, que são:

1) CONCEITO DE ÁREA DE TRABALHO
2) RECARGA ADMINISTRATIVA

Se você, por acaso, não leu os anteriores, sugiro que o faça, pois dessa forma o entendimento e absorção do conteúdo serão sensivelmente melhorados.

Mas, antes de começarmos, vale o lembrete:

*************************************************************************
Nunca é demais lembrar que tudo que trazemos neste blog é direcionado única e exclusivamente para a prática salutar das atividades airsoft e paintball.
*************************************************************************
RECARGA TÁTICA:

*CONCEITO:

A recarga tática tem por objetivo:

1) Manter – sempre que possível – um carregador PLENO em sua arma, deixando o jogador com quantidade “full” de munição para o próximo combate.

2) Aproveitar o carregador semi-pleno (que estava no equipamento antes da inserção do pleno) pois como nele ainda haverá munição, esta poderá ser de grande valia num próximo confronto.

Obs.: Acima da técnica a ser utilizada (veremos que existem variações), é fundamental que o CONCEITO seja absorvido (antes mesmo da técnica propriamente dita), pois só assim, o jogador saberá o que fazer, independentemente do procedimento/técnica escolhida.


*CARACTERÍSTICAS:

Não é realizada sob stress do combate (ou pré combate ou pós, não durante o mesmo)

Ao ser realizada a manobra, o jogador deverá – preferencialmente – procurar abrigo ou, caso indisponível, agachar-se (reduzindo a silhueta) antes de manipular seus magazines.

Ao ser realizada a manobra, o jogador deverá -preferencialmente – verificar se os demais companheiros de equipe o estão cobrindo para que ele realize o procedimento.

Preferencialmente TODOS DA EQUIPE (que não estejam com magazines plenos) deverão realizar o procedimento, entretanto, não na mesma hora! Ou se procede individualmente ou em duplas, para que tenham sempre jogadores atentos ao ambiente ao seu redor (evitando emboscadas e surpresas adversárias).


Travis Haley realizando a recarga tática na plataforma M4. Note o “L” que é feito com os magazines.

*DISPOSIÇÃO DO EQUIPAMENTO:

É de suma importância que o praticante tenha em mente que a “correta” disposição dos magazines no seu colete (seja qual modelo for) será muito importante no que diz respeito a velocidade de “saque” proporcionando – ao fim – maior assertividade a técnica.

A imagem abaixo visa ilustrar isso: observe que a numeração dos magazines (e as cores utilizadas) demonstram a PREFERÊNCIA de “saque” (caso não haja o remanejamento dos mesmos, algo que falaremos mais abaixo).

O magazine de número 1 está mais próximo à mão reativa, reduzindo o arco de movimento e facilitando todo o processo. Imaginemos que o magazine preferencial não fosse o de número 1, mas sim o de número 4; note, que além do percurso ser maior (maior arco de movimento), a mão reativa irá passar por toda extensão da região abdominal, e a depender do número de acessórios que o operador disponibilize neste local (mosquetões, fitas, cabos, multitools e demais itens) poderá dificultar o movimento.

Pra “piorar”, quando o jogador realizar a ÁREA DE TRABALHO, a coronha da arma ficará muito próxima ao magazine 4, podendo causar – novamente – contratempos desnecessários à recarga.

 

O triângulo azul refere-se ao conceito do “triângulo do mergulho” (neste caso, invertido), que preconiza que os equipamentos de
primeira necessidade devem estar sempre à frente, pois seu acesso é facilitado (anatomicamente falando) – e, por conseguinte, reduzindo o tempo de acesso.
Conceito trazido pelo Marcelo Quicksilver (OBRIGADO!) 🙂

A grosso modo, para a realização da recarga, a preferência SEMPRE SERÁ (como primeira opção) do magazine localizado no porta carregador de número 1 (na cor verde escura), ao lado OPOSTO da minha mão forte (no meu caso, sou canhoto, o carregador preferencial estará localizado no lado direito)

*IMPORTÂNCIA DO REMANEJAMENTO

Sempre que for possível (janela de oportunidade) o jogador deverá realizar o REMANEJAMENTO dos magazines, pois desta forma estará mantendo UM ÚNICO PROCEDIMENTO para a realização da recarga, que é: sacar o magazine sempre pleno do porta carregador de número 1.

A lógica, é:

Magazine VAZIO: descarta no “drop mag pouch” (seta vermelha da imagem abaixo). Magazine descartado não deverá ser pego novamente (mesmo que, por erro, o jogador o tenha lançado lá com algumas BB´s).

Magazine SEMI PLENO (independente do número de BB´s restantes): deverá ser remanejado e colocado no porta magazine de número 4 (vide imagem abaixo, seta laranja).

Os demais magazines (PLENOS) dispostos nos coletes deverão ser remanejados para mais próximo da posição 1 (local preferencial para o saque).

 

 

Ciclo de recarga (com remanejamento do magazine semi-pleno ou descarte do magazine vazio)

*PROCEDIMENTO: (passo à passo)

Obs.: Para CANHOTOS

 

1) Disparo no adversário.
2) Reduz silhueta + área de trabalho.
3) Área de trabalho + acesso ao carregador.
4) Detalhe do dedo indexador do magazine.
5) Como sou canhoto, passo o magazine para o dedo anelar + indicador, usando o conceito de pinça.
6) Com o magazine pleno fixo (pinça), aciono o botão que retém o magazine (mag release) com o polegar, segurando ao mesmo tempo o magazine com o dedo anelar + mínimo + palma das mãos.
7) Removo o magazine utilizado.
8) Encaixo o magazine pleno.
9) Acondiciono “onde der” o magazine semi pleno (no caso da imagem, foi dentro do colete)
10) Com a janela de oportunidade, remanejo todos eles.

Obs.: Como sou canhoto e a M4 não é uma plataforma “não amigável”, eu me adequei a essa técnica.
Para os DESTROS, mudam apenas os passos referentes à troca, pois o destro pode fazer o “L” com os magazines e ejetar o carregador com o dedo indicador da mão forte, vejam abaixo:

1) Disparo no adversário (idem imagem acima canhoto)
2) Reduz silhueta + área de trabalho (idem imagem acima canhoto)
3) Área de trabalho + acesso ao carregador (idem imagem acima canhoto)
4) Reparem que, para o destro, o carregador pleno “encaixará” no magazine que está na arma, dando apoio e com o indicador da mão forte, você irá pressionar o mag release removendo o carregador semi-pleno.
5) Note o “L” com os dois magazines encaixados na mão.
6) Com o “L”, basta rotacionar o punho e automaticamente você terá o seu dedo indicador (e, neste caso, indexador) “apontando” para o fosso do carregador da M4. Siga até o final realizando o encaixe.
7) Após o encaixe, remanejo os magazines (caso seja possível).

 


ALGUNS VÍDEOS ILUSTRATIVOS:

Reparem que haverão diferenças de PROCEDIMENTOS (trouxe esses vídeos de forma proposital, para demonstrar que não existe apenas uma maneira para a técnica), todavia, a FILOSOFIA (entendimento do contexto) não muda, e é justamente isso que o jogador precisa incorporar e fixar.

 

 

O vídeo acima é interessante, pois o Travis Haley (quando está sem o porta magazine da cintura, referente ao “speed reload”) “divide” o colete em 2 partes:
ESQUERDA – para recargas emergenciais (speed reload) DIREITA – para recargas táticas

FINALIZANDO:

De novo, mais uma vez, novamente:  O jogador deverá ter em mente que acima da técnica, está o entendimento da mesma.
A forma de execução da manobra pode ser variada (vide vídeos acima), mas o CONCEITO é único. Ademais, o exemplo foi dado apenas para a plataforma M4 e armas curtas, contudo, introjectando o conceito, o operador poderá usar a técnica na plataforma de sua preferência.

Se vocês gostaram, por favor, divulgue e dissemine o conhecimento, tenho certeza de que todos serão beneficiados!

Muito obrigado!

Força & Honra!

Aranha

TACTICAL ROOM
Dinamismo I Integridade I Mentalidade

originalmente postado em: sábado, 22 de agosto de 2015, no antigo blog tacticalroom.blogspot.com.br

By | 2015-10-16T21:47:47+00:00 outubro 16th, 2015|1 Comment

About the Author:

One Comment

  1. […] sobre este tema, ela tem conexão direta com o que estamos tratando neste texto.   “RECARGA TÁTICA” – Clique ao lado e leia nossa matéria sobre este tema, ela tem conexão direta com o […]

Leave A Comment