POSIÇÕES DE CONTROLE DE CANO (ARMA LONGA) – por Quicksilver*

//POSIÇÕES DE CONTROLE DE CANO (ARMA LONGA) – por Quicksilver*

POSIÇÕES DE CONTROLE DE CANO (ARMA LONGA) – por Quicksilver*

Hop!

Moçada, tenho a felicidade em compartilhar aqui no TACTICAL ROOM um excelente texto sobre: “Posições de Controle de Cano – Arma Longa“, do meu amigo Quicksilver*.
Obviamente, obtive autorização do mesmo para compartilhá-lo por aqui.

*Quicksilver além de praticante de Paintball / Airsoft de longa data, atua na área de segurança pública há mais de quinze anos, motivo pelo qual podem haver comparações no texto abaixo (de cunho eminentemente didático) entre o mundo real e a prática do Airsoft.

Lembramos sempre que a aplicabilidade do que está no texto (e em TODO este blog) é única e exclusivamente direcionada à prática de Airsoft e esportes correlatos.

Desejamos a todos uma boa leitura! 😀

===========================================================

“Bom dia Senhores!

O referido Tópico tem como finalidade explanar a cerca das inúmeras Posições de Controle de Cano, particularmente para armas longas(AEG). Desta forma, não é meu objetivo esgotar o assunto, mas mostrar ao jogador que existem formas e técnicas, cada qual no seu contexto mais adequado.

Quando falamos sobre Posições de Controle de Cano nos referimos a Posições Táticas da arma que visem manter o cano apontado para um local seguro, basicamente existem duas regras de segurança vitais nos estandes, mundo real ou eventos de Airsoft, são elas o controle de cano e dedo fora do gatilho (até que seu sistema de pontaria esteja alinhado com o alvo). Vamos focar na primeira regra: “Controle de cano”.

Tentamos otimizar esta regra de segurança com uma posição na qual a arma possa ser empregada de forma mais rápida e eficaz, neste caso o vetor “simplicidade” é fundamental para a correta concepção da técnica.

Dentre as inúmeras posições de controle de cano para armas longas(e algumas se encaixam perfeitamente a situação da arma curta) vamos explanar sobre as seguintes:

Low Ready (Pronto Baixo): Esta posição visa manter o cano da arma apontado para o solo e a arma a 45º em relação do mesmo. É a posição de controle de cano mais comum e facilmente observada nos deslocamentos em passo tático. O posicionamento da arma no ombro do operador facilita seu emprego, tornando o movimento mais fácil e veloz.

Tira-teima: de frente para o alvo ao silvo de apito realize dois disparos partindo desta posição. Depois faça com as demais posições e verifique o tempo de apresentação(colocar a arma na posição de tiro)

 

Posição “Low Ready” enquadrado na Coluna Tática

 


Posição “Low Ready”, por Jason Falla

 

Tira Teima: Apresentação da arma a partir da posição LR

Posição SUL: Diferente da posição Low Ready, a arma fica paralela ao corpo do operador / jogador e perpendicular em relação a posição do solo. O cano fica apontado na direção ao solo (no espaço entre os pés do operador / jogador) e a arma caída lateralmente em frente ao corpo. A Posição SUL é comumente utilizada nas entradas táticas e nas situações de perímetro. A vantagem desta posição em relação a LR é o fato dela permitir melhor aproveitamento dos espaços, bem como facilitar as medidas de contra retenção em caso de combate corpo-a-corpo.

Tira-teima: junte a sua equipe e coloque-a em formação de Coluna “1”(Coluna Tática), depois desloque pelo interior da sua casa ou do colega, você perceberá a “economia” de espaços.

Posição SUL

 

Posição SUL enquadrado na Coluna Tática

High Ready (Pronto Alto): Talvez no mundo do Airsoft esta técnica não causa polêmica, mas na “Vida Real” gera discussões acaloradíssimas entre os mais diversos tipos de operadores (quanto mais “brabo”, maior a ignorância. hehe!). A Posição High Ready mantem o cano da arma voltado para cima, de forma a garantir que qualquer disparo negligente ou acidental seja projetado para o alto, evitando danos colaterais a colegas de equipe.

O High Ready é usado em ambientes como CQB, combate em recinto fechado ou mesmo em situações de perímetro. A otimização dos espaços é superior a qualquer outra posição, facilitando a formação em coluna tática ou qualquer outra formação emassada. Basicamente a High Ready mantem o cano da arma voltado para cima, mas o sistema de pontaria(maça de mira ou ponta do cano) alinhado com a altura dos olhos do operador, podendo sofrer variações de acordo com espaços ou situação tática.

Quem não opera em CQB não pode criticá-la, pois não há posição melhor contextualizada aquele ambiente operacional.

 

Posição High Ready, por Jason Falla

Posição High Ready, por Chris Costa

Vale ressaltar que apresentar a arma (Colocá-la na posição de tiro) a partir do HR é muito mais fácil que trazê-la da posição LR ou SUL, tendo em vista a quebra de inércia ocasionada pelo peso da arma e seus acessórios.

Tira-teima: Faça o teste abrindo uma porta com a mão reativa e apresentando-a simultaneamente a partir das posições LR e HR.

High Port (Guarda Alta): Nesta posição a arma é apontada para cima com apenas uma das mãos, enquanto a mão “reativa” mantem-se livre para deslocamentos ou medidas de controle ou contra retenção. Deslocamentos em acelerado são feitos nesta posição, caso o operador caia, poderá amortecer a queda com a mão reativa.

Tira-teima: Faça um teste simples, corra vinte e cinto metros com a arma em posição Low Ready e depois faça o mesmo em High Port e veja a diferença entre as técnicas!

 

High Port

 

High Port em deslocamento acelerado

Não é minha intenção esgotar o assunto, apenas gerar discussões inteligentes e focadas no feedback de cada jogador!

Abraço a todos! Semper Fi!!”

===========================================================

A Tactical Tip do mês de dezembro traz o livro: FEDERAL – Uma história de polícia, do APF Sandro Araújo.

Para maiores informações sobre o livro e de como adquiri-lo, enviem um e-mail para a editora: mirenax@outlook.com

Pessoal, talvez essa postagem seja a última “mais encorpada” do mês de dezembro (devido à correria de final de ano), mas passarei por aqui para fazer mais uma referente às felicitações de fim de ano. 😀

Deixo aqui um forte abraço e um MUITO OBRIGADO aos que incentivam, perguntam, criticam, postam e comentam, a audiência de vocês é FUNDAMENTAL.

Força & Honra!

Aranha

originalmente postado em: domingo, 7 de dezembro de 2014, no antigo blog tacticalroom.blogspot.com.br

By | 2015-10-04T18:42:09+00:00 outubro 4th, 2015|1 Comment

About the Author:

One Comment

  1. Marco 3 de setembro de 2018 at 16:14 - Reply

    Ótimas postagens, ajudando bastante meu início nesse esporte maravilhoso.
    Gostaria de ter mais dicas de treinamento para equipe, uma vez que assumi a responsabilidade por nossos treinamentos.
    Obrigado.

Leave A Comment